domingo, 12 de abril de 2009

Torta de morangos com creme de limão siciliano


Ingredientes:
P.S.: xícara medidora de 240ml

Massa de cream cheese:
½ xícara (113g) de manteiga sem sal, em temperatura ambiente, em pedacinhos
113g de cream cheese
1 ½ colheres (sopa) de açúcar refinado
1 xícara (140g) de farinha de trigo, e um pouquinho extra para polvilhar
1 pitada de sal

Recheio:
½ xícara (120ml) de creme de leite fresco
¾ xícara de curd de limão siciliano*
450g de morangos frescos, sem os cabinhos (morangos muito grandalhões cortados ao meio)

Preparo:
Na batedeira, usando o batedor em formato de pá, bata a manteiga, o cream cheese e o açúcar em velocidade média até a mistura ficar homogênea, sem pedacinhos visíveis de manteiga ou cream cheese, cerca de 5 minutos. Junte a farinha e o sal e mistura apenas até incorporar os ingredientes.
Transfira a massa para uma superfície levemente enfarinhada e forme um disco com ela. Embrulhe com filme plástico e leve à geladeira por no mínimo 1 hora, ou de um dia para o outro – a massa pode ser congelada por até 1 mês; descongele na geladeira de um dia para o outro antes de usar.
Em uma superfície levemente enfarinhada, abra a massa com um rolo até conseguir um círculo de 27,5cm. Acomode a massa em uma forma de torta de 24cm de fundo removível, levemente untada com manteiga. Pressione as massas nas extremidades da forma e use uma faquinha para remover o excesso de massa. Faça furinhos em toda a massa com o auxílio de um garfo e leve ao freezer até firmar, cerca de 1 minuto.
Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 180°C.
Forre a massa da torta com um pedaço de papel alumínio, deixando uma sobra de aprox. 2,5cm. Encha o papel com pesinhos próprios/feijões secos e leve ao forno por 15-20 minutos ou até que as beiradinhas da massa comecem a dourar. Remova os pesos/feijões e o papel alumínio e volte a massa ao forno até que doure completamente, mais 15-20 minutos. Transfira para uma gradinha e deixe esfriar completamente.
Numa tigela média, bata o creme de leite fresco até conseguir picos suaves. Com o auxílio de uma espátula de silicone, misture metade da curd de limão siciliano ao creme batido, com movimentos delicados, de baixo para cima. Junte o restante da curd e misture da mesma forma. Espalhe o recheio na massa já fria de maneira homogênea.
Arrume os morangos sobre o creme de limão, juntinhos uns aos outros, em círculos, começando pelo centro da torta – caso haja morangos cortados ao meio coloque o lado cortado virado para baixo. Cubra a torta levemente com um pedaço de filme plástico (de maneira bem folgada) e leve à geladeira até gelar, cerca de 1 hora, ou até 4 horas – na hora de servir, remova o anel da forma.
A torta fica mais gostosa no dia em que é preparada.

* metade desta receita de curd dá a quantidade exata necessária para a torta