sexta-feira, 25 de maio de 2012

Tortinha inglesa de banana e doce de leite


Realmente uma tortinha viciante. Receita do chef Chuck, simplismente perfeita demais! A base da tortinha é feita de biscoito Oreo que não existe também na cidade onde moro, portanto, tive que fazer a substituição. Usei biscoito negresco sem o recheio. A tortinha deve ser montada em um aro no prato em que vai ser servida. Eu preparei os ingredientes e queria deixar ela pronta então montei ela para ser comida nos ramequins. Muito fácil de preparar, simples, elegante e muito saborosa.


Ingredientes:
20 biscoitos Oreo
¼ de xícara de manteiga derretida (60 ml)
1 lata de leite condensado (300 ml)
2 bananas maduras em fatias
Suco de 1 limão
2 xícaras de creme de leite fresco com 35 % de gordura (500 ml)
¼ de xícara de açúcar de confeiteiro (60 ml)
2 colheres de sopa de café forte (30 ml)

Preparo:
Pré-aqueça o forno a 180°C.
Em um processador de alimentos, adicione os biscoitos e bata até formar uma mistura crocante. Acrescente a manteiga e bata novamente. Reserve.
Enquanto isso, coloque a lata de leite condensado em uma panela refratária cheia de água. Não abra a lata. Certifique-se de que a lata esteja sempre coberta de água. Leve ao forno por cerca de 3 ½ horas. Retire do forno, deixe esfriar, abra e reserve.
Em uma vasilha, misture as bananas com o suco de limão. Reserve.
Bata o creme de leite com o açúcar de confeiteiro e o café em outra vasilha até formar picos leves.
Para servir:
Usando uma forma circular de 10 cm diretamente sobre uma travessa, disponha uma camada da mistura de biscoito e, em seguida, as fatias de banana, cubra com o leite condensado (agora caramelizado) e repita a operação. Retire a forma e guarneça com uma porção do creme.

Piadina com salada caprese e rúcula

Um maravilhoso pão italiano chamado piadina. Receita de Rita Lobo que fez sucesso aqui em casa, eu amei. Pão quentinho com saladinha e vinho.


Para a piadina normal:
Ingredientes:
3 xícaras (chá) de farinha de trigo e mais um pouco para enfarinhar a mesa
1 ½ colher (chá) de sal
1 colher (chá) de fermento em pó
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 xícara (chá) de leite

Para a piadina integral:
Ingredientes:
Use 1½  xícara (chá) de farinha branca e 1½  xícara (chá) de farinha integral
1 ½ colher (chá) de sal
1 colher (chá) de fermento em pó
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 ¼ xícara (chá) de leite

Preparo:
Em uma tigela grande, junte a farinha, o sal e o fermento. Misture e abra um buraco no centro. Coloque o azeite bem no meio e vá esfregando a farinha com os dedos para misturar. Junte o leite em duas etapas e, com as mãos, misture bem, até formar uma bola. Transfira a massa para uma superfície de trabalho enfarinhada e trabalhe a massa por 3 minutos, no máximo. Enrole a massa para formar uma cobra e divida em 6 pedaços iguais. Se não quiser fazer todos os pedaços, congele a massa restante, antes de abrir, já em porções embrulhadas em filme. Cubra a massa que será usada com um pano de prato úmido. Mas atenção, o pano não pode estar molhado.
Confira cinco opções de salada caprese
Coloque uma frigideira antiaderente, ou chapa grande de ferro, para aquecer em fogo alto. Abra um pedaço de massa com rolo de macarrão ou com uma garrafa de vinho, até ficar com cerca de 20cm de diâmetro. Quando a frigideira estiver bem quente, coloque o disco e faça vários furos com um garfo; assim que o fundo começar a ficar com pintinhas escuras, após cerca de 2 minutos, vire e deixe cozinhar por mais 2 minutos, furando com o garfo. Transfira para um prato e cubra com um pano de prato limpo, apenas para não esfriar, enquanto você faz as outras.


Salada caprese com rúcula para rechear a piadina

Ingredientes:
3 mussarelas de búfala grandes
12 folhas de manjericão
3 tomates maduros
1 maço pequeno de rúcula
1 colher (sopa) de vinagre
Azeite de oliva (a gosto)
sal (a gosto)


Preparo:
Lave as folhas de rúcula e de manjericão sob água corrente e deixe de molho numa tigela com água e vinagre por uns 10 minutos. Em seguida, nada de ir logo escorrendo a água. Retire as folhas da tigela – as "sujeirinhas" ficam no fundo. Seque as folhas, se puder, na centrífuga. Lave e seque os tomates. Em uma tábua, corte a mussarela em fatias de 0,5cm. Corte também os tomates em fatias de 0,5cm. Transfira para uma travessa, formando uma escama, alterando as rodelas de tomate com as de muçarela. Salpique com as folhas de manjericão e sirva com as folhas de rúcula.
P.S.: Na querida cidade em que moro não existe mussarela de búfala então substitui por ricota fresca.

domingo, 20 de maio de 2012

Salada de rúcula e morango com molho de mostarda Dijon














Ingredientes
1 maço de rúcula limpa e rasgada
15 morangos cortados á juliana

Molho
2 colheres de azeite
1 colher de vinagre
2 colheres de mostarda de Dijon
2 colheres de mel
sal e pimenta do reino á gosto

Preparo
Disponha a rúcula e os morangos num prato ou saladeira. Reserve. Misture todos os ingredientes do molho e misture bem até ficar homogêneo. Utilize.

Bolo de cenoura com aveia

Esse é o tipo de bolo que sempre tem aqui em casa. Só que para comer no café da manhã durante a semana eu prefiro fazer sem cobertura.


Ingredientes
2 cenouras grandes cozidas (250 gr)
4 ovos
1\2 xic de óleo
1\2 xic de leite ninho
2 xic de açúcar refinado
2 xic de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
1\2 xic de aveia em flocos

Cobertura
1 xic de chocolate em pó
1\2 xic de açúcar refinado
50 gr de manteiga sem sal
1\2 xic de leite
1z2 xic de aveia em flocos

Preparo
Bata no liquidificador as cenouras com os ovos, óleo e leite ninho. Despeje em uma vasilha e misture o açúcar, a farinha peneirada com o fermento e a aveia. Coloque em uma fôrma retângular de 20x30 cm untada e enfarinhada. Asse por 40 min.

Cobertura
Leve os ingredientes em fogo baixo, deixe ferver por 2 min ou quando engrossar. Desligue e acrescente a aveia.

P.S.: Você pode substituir a cobertura por ganache comun ou meio amargo e misturar ou salpicar a aveia como fiz na foto acima.



Café cremoso

Eu gosto desse café porque quando se está sozinha é bem prático, pois você já tem ele pronto no congelador. Você tirar cerca de um colher de sopa do creme congelado, põe no fundo de uma xícara e adiciona leite fervendo. Pronto, não precisar coar café para uma pessoa só.















Ingredientes
1 sachê de café solúvel (50 gr)
2 xic de chá de açúcar
1 xic de chá de água fervendo

Preparo
Na batedeira coloque o café solúvel, o açúcar e a água fervendo. Bata por 10 min. Ficará como um creme. Coloque em uma vasilha com tampa e leve ao congelador.

Brownie de chocolate com calda de caramelo

Sem palavras para descrever esse brownie. A calda simplesmenete maravilhosa!
Fiz como sobremesa de um jantarzinho eservi com uma bola de sorvete de flocos, a decoração ficou por conta da própria calda. Não ficou lindo?


Ingredientes
1\2 xic de cacau em pó
3\4 xic de farinha de trigo
1\4 colher de chá de sal
3\4 xic de manteiga sem sal batida
1 e 3\4 xic de açúcar refinado
3 ovos
2 colheres de chá de extrato de baunilha
115 gr de chocolate meio amargo derretido e frio
1 xíc de gotas de chocolate meio amargo
1 xic de nozes pecãs picadas

Preparo
Misture o cacau, a farinha, o sal, reserve. Bata a manteiga e o açúcar até formar um creme leve e macio. Adicione os ovos e bata mais 2 min. Misture a baunilha e o chocolate. Acrescente lentamente os ingredientes em pó até que fique uniforme. Misture as gotas de chocolate e as nozes. Reserve algumas nozes para por em cima. Unte uma assadeira de 33x23 cm generosamente com manteiga e trigo. Se usar forma de aro removível o tamanho é de 25x6 cm. Preencha a assadeira com a massa e salpique com nozes. Asse a 177 ° C por cerca de 25 min (no meu forno foram necessários 30 min), ou até que um palito inserido no meio saia umidecido pelo chocolate e não pela massa. A parte de cima provavelmente começará a rachar, ficará mais seca que o interior. Deixe esfriar totalmente. Corte em 12 quadrados ou se usar a outra assadeira corte no formato de triângulo grande. Cubra com a calda de caramelo quente e adicione uma bola pequena do seu sorvete de creme favorito.


Calda de Caramelo
2 xic de açúcar
1 xíc de água
1 xic de creme de leite fresco
1 pitada de sal grosso
1 pitada de pimenta malagueta

Preparo
Coloque a água e o açúccar em uma panela. Em fogo brando, dê uma fervura leve para dissolver o açúcar e aumente a temperatura, deixando ferver por 20 a 30 minutos até dourar. Não mexa. Assim que o açúcar dourar adicione o creme de leite e misture bem. O açúcar formará torrões que, gradualmente, se misturarão á calda. Continue a ferver até engrossar. A calda engrossará ainda mais ao esfriar.

Tiramissu

Essa é uma receita de tiramissu que eu tinha no meu caderninho mas ainda não havia testado. Apesar de já ter postado uma receita de tiramissu, essa outra está sendo postada porque gostei muito dela.
Para quem não sabe o tiramissu é uma das receitas de sobremesa mais famosas na Itália. É feita á base de queijo mascarpone, café e chocolate. Podendo substituir o mascarpone por ricota.


Ingredientes
1 xic de café forte e frio
2 colheres de sopa de rum
5 gemas peneiradas
200 gr de açúcar
250 gr de ricota ou queijo mascarpone
250 ml de creme de leite fresco
350 gr de pão-de-ló de chocolate esfarelado
2 colheres de sopa de cacau em pó para povilhar (optei por chocolate ralado)

Preparo
Na batedeira bata as gemas e o açúcar até obter um creme esbranquiçado e fofo. Adicione o mascarpone amassado com um garfo ou a ricota passada pela peneira e misture até obter um creme homogêneo. Reseve.
Bata o creme de leite em chantilly e agregue ao creme reservado.
Espalhe uma camada de creme em uma travessa, disponha outra de bolo e regue com o café e rum misturados. Encerre com o creme. Cubra com film plástico e leve á geladeira por cerca de 4 horas. Antes de servir povilhe com cacau em pó.