domingo, 10 de junho de 2012

Omelete


Ingredientes
3 ovos
2 fatias de mussarela cortada em quadradinhos
3 fatias de peito de peru cortada em quadradinhos
1\4  de xic de queijo prato ralado
1\3 de xic de espinafre picado
salsa a gosto
sal e pimenta ro reino a gosto
1 colher de cha de margarina

Preparo
Bata os ovos e misture os outros ingredientes. Numa frigideira antiaderente derreta a margarina e frite a omelete.

Mousse ou suflê de chocolate


Ingredientes:
160g de chocolate meio amargo (50% cacau)
1 colher (sopa) de cachaça
4 ovos
¼ de xícara (chá) de açúcar
Manteiga e açúcar cristal para untar e polvilhar
Açúcar de confeiteiro para decorar

Preparo:
Numa tábua, pique o chocolate. Transfira para uma tigela refratária grande e leve ao micro-ondas para derreter.  O tempo pode variar, então, coloque para rodar de 1 em 1 minuto, até amolecer. Misture bem e deixe esfriar. Unte de 4 a 6 ramequins pequenos com manteiga e polvilhe com açúcar cristal – ele forma uma paredinha que serve de apoio para o suflê crescer. Leve ao congelador para firmar. Atenção: se for servir como mousse, não precisa untar e polvilhar os ramequins.
Separe as claras das gemas dos 4 ovos, que devem estar em temperatura ambiente – as claras batem melhor. Junte a cachaça às gemas e misture bem com um garfinho.  Somente quando o chocolate estiver em temperatura ambiente, misture as gemas ao chocolate – caso contrário, se o chocolate estiver muito quente, as gemas irão cozinhar. Na batedeira, bata as claras até que tripliquem de tamanho. Para começar, deixe a batedeira em velocidade baixa; assim que as claras começarem a espumar, junte a metade do açúcar. Aumente a velocidade e assim que elas começarem a firmar, junte o restante do açúcar. Teste o ponto das claras em neve com um garfo ou com o próprio batedor da batedeira. Elas precisam estar firmes, mas não podem endurecer muito.
Junte 1/3 das claras ao chocolate e misture bem. O restante, incorpore delicadamente com uma espátula, fazendo movimentos circulares, de baixo para cima. Transfira a massa para os ramequins, limpe as bordas com papel-toalha e leve à geladeira por 24 horas. Na hora de servir, preaqueça o forno a 200ºC (temperatura alta);  coloque os ramequins numa assadeira e leve para assar por cerca de 15 minutos, até crescer. Decore com açúcar de confeiteiro e sirva a seguir.

Preparo da mousse de chocolate:
Para servir como mousse, os ramequins devem ficar, pelo menos, 3 horas na geladeira, antes de irem para a mesa. Se for para servir como suflê, a massa precisa ficar 24h na geladeira, antes de ir para o forno.