domingo, 3 de junho de 2012

Galinhada




A tal da galinhada eu conheci pela minha sogra e me apaixonei por esse risotinho de galinha maravilhoso. Quando ela dizia, hoje vai ter galinhada minha barriguinha pulava de alegria. Amo galinhada. E hoje vou compartilhar a  minha receita. Aqui em casa como somos poucas pessoas eu divido o frango. Na receita normalmente usa-se um frango inteiro. No entanto, ao cortar as partes, eu retiro os peitos para fazer um bifinho no azeite que eu adoro. Você pode usar a galinha inteira se quiser, é só adaptar as medidas da receita. Quando uso galinha caipira que é a melhor opção, eu não retiro o peito e uso ela inteira na receita. Então vamos, lá...

Ingrendientes
1 frango (sem o peito) limpo e cortado
2 copos e 1\2 de arroz
tempero verde a gosto
sal e pimenta-do-reino á gosto
3 colheres de sopa de açafrão
1 cebola de cabeça pequena picada
1 colher de sopa de alho triturado

Preparo
Frite no óleo a cebola e 1\2 colher de sopa de alho. Adicione uma colher de sopa de açafrao e mexa. Adicione os pedaços de frango e tempere com sal e pimenta. Deixe dourar bem. Ponha na panela água até um nível abaixo do frango. Deixe cozinhar até secar e começar a fritar o frango de novo. Desligue e reserve. Em outra panela adicione um pouco de óleo e frite o alho. Adicione 2 colheres de açafrão e o arroz já lavado e escorrido por 20 min. Mexa e adicione o frango,o  tempero verde, sal e pimenta-do-reino a gosto.  Encha até o nível acima do arroz e cozinhe em fogo alto até secar. Agora a galinhada está pré-cozida pronta para terminar. Se for servir logo adicione mais água até o mesmo nível anterior e deixer secar novamente. Ou se for servir outra hora você pode fazer isso em cerca de 20 minutos antes do almoço.

Quiche de queijo branco


Receita deliciosa de quiche abrasileirada da Rita Lobo.

Ingredientes:
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
150g de manteiga bem gelada
5 colheres (sopa) de água gelada
1 colher (chá) de sal

Preparo:
Você vai precisar de uma forma de quiche ou de fundo removível de cerca de 20cm de diâmetro e, de preferência, antiaderente. Quanto mais alta, melhor! Numa tigela, coloque água com gelo e reserve. Corte a manteiga em cubinhos de cerca de 1cm e coloque numa tigela com a farinha e o sal. Misture com as mãos, rapidamente, sem desmanchar completamente a manteiga. Com a colher-medidora, transfira as 5 colheres (sopa) de água gelada para a tigela e misture apenas até conseguir formar uma bola. Evite trabalhar demais a massa, pois ela acaba ficando menos crocante. O segredo é deixar pontinhos de manteiga aparentes, sem serem incorporados à farinha. Embrulhe a bola de massa em filme ou coloque num saco plástico e leve à geladeira por 2 a 24 horas, o que for mais conveniente para você.
Retire a massa da geladeira e do filme. Se estiver muito dura, amoleça com o calor das mãos, trabalhando o mínimo possível. Lembre que o truque aqui é manter a massa sempre gelada. Numa superfície lisa e enfarinhada, abra a massa com um rolo. Ela deve ficar maior que a forma para cobrir o fundo e as laterais. Enrole a massa no rolo e desenrole sobre a forma. Com as mãos, modele a massa na forma. Para que a massa não fique rachada, é importante apertar os cantos para formar uma base sólida. Retire o excesso de massa com uma faquinha ou passando o rolo sobre a forma.
Leve a forma com a massa à geladeira por mais 10 minutos. Enquanto isso, preaqueça o forno a 200ºC, ou em temperatura média-alta. Coloque uma folha de papel manteiga sobre a torta e coloque feijões crus sobre o papel. O objetivo é formar um peso que não deixe o fundo da massa inflar e quebrar ao assar. Leve para assar por aproximadamente 20 minutos, até que esteja dourada. Passados os 20 minutos de forno, transfira a assadeira para a bancada de trabalho, retire os feijões e o papel e reserve a massa. Caso queira fazer a quiche em outra hora, a massa pode ser armazenada na geladeira; ela dura até 3 dias.

Para o recheio:
Ingredientes:
500g de queijo de minas (frescal)
2 colheres (sopa) de manteiga derretida
5 ovos
1 ½ xícara (chá) de leite integral
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
1 pitada generosa de noz-moscada ralada na hora
1 pitada de pimenta-do-reino moída na hora
1 colher (chá) de sal

Preparo:
Se estiver fazendo o recheio enquanto a massa está preassando, depois de tirá-la do forno, reduza a temperatura para 180ºC, em temperatura média. Caso contrário, preaqueça o forno. Amasse o queijo minas com um garfo e, numa tigela, bata bem os ovos com um garfo. Junte o leite, o queijo amassado, a manteiga derretida (pode ser no micro-ondas) e mexa até a mistura ficar homogênea. Tempere com noz-moscada, pimenta-do-reino e sal. Fique atento à quantidade de sal, pois varia de acordo com o queijo: se ele for salgadinho, 1 colher (chá) de sal é suficiente. Se ele for sem sal, pode acrescentar um pouquinho mais.
Na massa preassada, polvilhe 1 colher (sopa) do parmesão. Preencha a massa com a mistura: não se preocupe porque fica bem líquida. Por último, polvilhe com a colher (sopa) de parmesão restante. Com cuidado para não derramar o recheio, leve a torta ao forno para assar por 50 minutos a 1 hora, até que a superfície fique dourada. Retire do forno e deixe esfriar e firmar por 15 minutos antes de servir. Se preferir, sirva à temperatura ambiente.

Salada de repolho roxo com pepino e molho de mostarda com limão siciliano


Ingredientes
8 folhas de repolho roxo
1 pepino
salsa a gosto

Preparo
Após fazer a higienização e secagem dos ingredientes, rasgue as folhas de repolho e corte o pepino em cubos. Disponha a salada em um prato. Pique a salsa em ponta de faca e salpique sobre a salada.

Molho de mostarda com limão siciliano
suco de 1 limão siciliano
2 colheres de sopa de mostarda Dijon
1 colher de sopa de mel
3 colheres de azeite
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Preparo
Misture bem todos os ingredientes até a mistura ficar homogenea. A mostarda Dijon tem a propriedade de misturar o azeite á outros ingredientes líquidos, portanto, o molho só estará pronto quando estiver com aspecto liso.

Molho de limão siciliano


Molho de limão siciliano da Chef Aline para acompanhamento de saladas.

Ingredientes
3 limões sicilianos
1 colher de sopa de mostarda
50 ml de azeite extra virgem
1 colher e 1\2 de sopa de mel
sal e pimenta do reino a gosto

Preparo
Bata todos os ingredientes no boll com o fouet.

Panna cotta de baunilha com calda de morango


Ingredientes
2 colheres de sopa de água
1colher de chá cheia não rasada de gelatina em pó sem sabor
2 xic de creme de leite fresco
1\3 de xic de áçúcar de confeiteiro peneirado
1 fava de baunilha aberta e sementes separadas ou 10 gotas de extrato de baunilha

Calda de morango
16 morangos cortados ao meio
1\3 de xic de açúcar refinado
1 colher de sopa de suco de limão
1\3 de xic de água

Preparo
Coloque a água num potinho e salpique a gelatina por cima. Reserve por 5 minutos ou até que a gelatina absorva a água. Junte o creme de leite, o açúcar, a fava e as sementinhas de baunilha numa panela e leve ao fogo médio, misturando algumas vezes. Deixe ferver.Desligue o fogo e acrescente a gelatina e continue mexendo  até a gelatina dissolver. Passe por uma peneira fina e deixe chegar à temperatura ambiente antes de levar à geladeira.
Refrigere por 4 horas ou até firmar.
Para preparar a calda de morango misture todos os ingredientes e leve ao fogo até ferver. Após levantar fervura mexa por mais 2 minutos mas se os morangos começarem a desmanchar demais desligue. É interessante que os morangos fiquem inteiros para decorar.

Suco de melão com limão

Ingredientes
1 melão
suco de 2 limões sicilianos ou galegos
açúcar a gosto
350 ml de água gelada aproximadamente

Preparo
Corte o melão em cubos e ponha no liquidificador. Com os melões lá adicione água até chegar a marca de 500 ml do copo do liquidificador. Adicione o limão e açúcar. Bata por 4 minutos. O suco deve ficar cremoso.

Profiteroles de doce de leite


Ingredientes
1 xic de água (240 ml)
100 gr de manteiga sem sal
3\4 de xic + i colher de sopa de trigo (115 gr)
5 ovos
2 xic de doce de leite
300 gr de chocolate meio amargo derretido

Preparo
Pré-aqueça o forno a 200° C. Forre duas assadeiras grandes de beiradas baixas com papel manteiga (usei a forma de pizza). Coloque a água e a manteiga numa panela média e leve ao fogo alto até ferver. Junte a farinha e bata com uma colher de pau até homogeneizar. Cozinhe em fogo baixo, mexendo até a mistura de desprender das laterais e do fundo da panela. Retire do fogo e tranfira para a tigela grande da batedeira. Bata em velocidade alta e vá acrescentando os ovos, aos poucos, batendo até incorpar e obter uma massa homogenea. Coloque a massa num saco de confeitar com o bico de 12 mm e forme circulos de 4 cm nas assadeiras preparadas, deixando um espaço de 5 cm entre um e outro. Leve ao forno por 25 a 30 min ou até que estufem bastante e dourem bem. Deixe esfriar completamente sobre uma gradinha e então, com cuidado, desgrude cada profiterole do papel. Com a ponta de uma faca afiada, faça um buraquinho pequeno na base de cada profiterole.
 Coloque o doce de leite num saco de confeitar com um bico pequenino (usei um com pouco mais de 0,5cm). Insira o bico no buraquinho da base de cada profiterole e encha-o com o recheio. Reserve.
 Com cuidado, mergulhe o topo de cada profiterole no chocolate derretido e reserve até firmar.