domingo, 3 de junho de 2012

Galinhada




A tal da galinhada eu conheci pela minha sogra e me apaixonei por esse risotinho de galinha maravilhoso. Quando ela dizia, hoje vai ter galinhada minha barriguinha pulava de alegria. Amo galinhada. E hoje vou compartilhar a  minha receita. Aqui em casa como somos poucas pessoas eu divido o frango. Na receita normalmente usa-se um frango inteiro. No entanto, ao cortar as partes, eu retiro os peitos para fazer um bifinho no azeite que eu adoro. Você pode usar a galinha inteira se quiser, é só adaptar as medidas da receita. Quando uso galinha caipira que é a melhor opção, eu não retiro o peito e uso ela inteira na receita. Então vamos, lá...

Ingrendientes
1 frango (sem o peito) limpo e cortado
2 copos e 1\2 de arroz
tempero verde a gosto
sal e pimenta-do-reino á gosto
3 colheres de sopa de açafrão
1 cebola de cabeça pequena picada
1 colher de sopa de alho triturado

Preparo
Frite no óleo a cebola e 1\2 colher de sopa de alho. Adicione uma colher de sopa de açafrao e mexa. Adicione os pedaços de frango e tempere com sal e pimenta. Deixe dourar bem. Ponha na panela água até um nível abaixo do frango. Deixe cozinhar até secar e começar a fritar o frango de novo. Desligue e reserve. Em outra panela adicione um pouco de óleo e frite o alho. Adicione 2 colheres de açafrão e o arroz já lavado e escorrido por 20 min. Mexa e adicione o frango,o  tempero verde, sal e pimenta-do-reino a gosto.  Encha até o nível acima do arroz e cozinhe em fogo alto até secar. Agora a galinhada está pré-cozida pronta para terminar. Se for servir logo adicione mais água até o mesmo nível anterior e deixer secar novamente. Ou se for servir outra hora você pode fazer isso em cerca de 20 minutos antes do almoço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário