domingo, 20 de maio de 2012

Brownie de chocolate com calda de caramelo

Sem palavras para descrever esse brownie. A calda simplesmenete maravilhosa!
Fiz como sobremesa de um jantarzinho eservi com uma bola de sorvete de flocos, a decoração ficou por conta da própria calda. Não ficou lindo?


Ingredientes
1\2 xic de cacau em pó
3\4 xic de farinha de trigo
1\4 colher de chá de sal
3\4 xic de manteiga sem sal batida
1 e 3\4 xic de açúcar refinado
3 ovos
2 colheres de chá de extrato de baunilha
115 gr de chocolate meio amargo derretido e frio
1 xíc de gotas de chocolate meio amargo
1 xic de nozes pecãs picadas

Preparo
Misture o cacau, a farinha, o sal, reserve. Bata a manteiga e o açúcar até formar um creme leve e macio. Adicione os ovos e bata mais 2 min. Misture a baunilha e o chocolate. Acrescente lentamente os ingredientes em pó até que fique uniforme. Misture as gotas de chocolate e as nozes. Reserve algumas nozes para por em cima. Unte uma assadeira de 33x23 cm generosamente com manteiga e trigo. Se usar forma de aro removível o tamanho é de 25x6 cm. Preencha a assadeira com a massa e salpique com nozes. Asse a 177 ° C por cerca de 25 min (no meu forno foram necessários 30 min), ou até que um palito inserido no meio saia umidecido pelo chocolate e não pela massa. A parte de cima provavelmente começará a rachar, ficará mais seca que o interior. Deixe esfriar totalmente. Corte em 12 quadrados ou se usar a outra assadeira corte no formato de triângulo grande. Cubra com a calda de caramelo quente e adicione uma bola pequena do seu sorvete de creme favorito.


Calda de Caramelo
2 xic de açúcar
1 xíc de água
1 xic de creme de leite fresco
1 pitada de sal grosso
1 pitada de pimenta malagueta

Preparo
Coloque a água e o açúccar em uma panela. Em fogo brando, dê uma fervura leve para dissolver o açúcar e aumente a temperatura, deixando ferver por 20 a 30 minutos até dourar. Não mexa. Assim que o açúcar dourar adicione o creme de leite e misture bem. O açúcar formará torrões que, gradualmente, se misturarão á calda. Continue a ferver até engrossar. A calda engrossará ainda mais ao esfriar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário