quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Torta de Pêssegos e Mirtilos (blueberry)

Receita da maravilhosa Patricia Scarpin.
Para a Massa Brisée (adaptada de várias fontes)
2 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de chá de sal
200g de manteiga gelada, cortada em pedacinhos (sem sal)
1/4 de xícara de água bem gelada (deixe um pouquinho a mais reservado, se precisar)

Para o recheio de frutas
4 xícaras de pêssegos cortados em fatias médias (corte cada pêssego em 8 partes)
2 xícaras de mirtilos
1 xícara de açúcar
2 colheres de sopa de maizena
30g de manteiga cortada em pedacinhos

Para pincelar
1 gema, misturada com 1 colher de sopa de creme de leite
açúcar cristal

Preparo:
Primeiro, faça a massa: No processador, pulse juntos a farinha, açúcar e sal para misturar. Junte os pedacinhos de manteiga gelada, e pulse algumas vezes para obter uma farofa grossa, com pedaços de manteiga maiores (os maiores devem ter o tamanho de ervilhas). Com o processador ligado, junte a agua até a massa se juntar ligeiramente.

Passe para uma superfície de trabalho polvilhada com farinha de trigo e junte delicadamente a massa (vai estar um pouco seca e quebradiça, mas apertando um pouco ela se junta) formando uma bola. Se estiver ainda muito seca e não der pra juntar, espirre um pouquinho mais de água.Essa massa não deve ser amassada nem trabalhada em excesso, senão fica dura. Divida em duas partes e embrulhe em plástico. Deixe descansar na geladeira por 40minutos. Reserve.

Numa tigela grande, misture as frutas, o açúcar e a maizena com as mãos. Reserve na geladeira enquanto abre a massa.

Separe uma forma para tortas de vidro refratário redonda de 20cm.

Numa superfície de trabalho polvilhada com farinha de trigo, abra um dos discos de massa com o rolo e estique o suficiente para cobrir o fundo e laterais da forma. Ajeite com as mãos – se quebrar é só pressionar para remendar.

Corte a sobra de massa com uma faca ou tesoura e leve a forma forrada de massa ao freezer por 10minutos. Aproveite para ligar o frono e preaquecer a 200º.

Prepare a tampa da torta: abra o segundo disco de massa. Coloque o recheio de frutas sobre o fundo já preparado e distribua os pedacinhos de manteiga sobre ele. Nessa etapa, você pode simplesmente colocar o disco sobre o recheio e pressionar as laterais para vedar bem, e fazer três furinhos com uma faca no topo da torta para escapar o vapor.

Rende 1 torta de 20cm

Nenhum comentário:

Postar um comentário